Historial


A SFA "1º de Dezembro" surgiu da união das vontades de músicos oriundos de duas Bandas existentes em Alpiarça (a "música velha" e a "música nova") e que, em 1931, formaram uma única Banda Filarmónica.No entanto, a colectividade que, inicialmente, tinha como único fim o "ensino da música e o desempenho da Filarmónica em actos públicos e particulares", não se esgota na Banda. 

Com o passar dos tempos, a SFA foi alargando a sua área de acção e, actualmente, para além da Banda e da sua própria Escola de Música gratuita, possui em funcionamento as mais diversas áreas de actividade repartidas por secções:

Sede da SFA "1º de Dezembro"

Cultural
Escola de Música
Orfeão
Dança Desportiva
Ténis de Mesa
Pesca Desportiva
Cicloturismo
Motonáutica
Campismo
Teatro
Fotografia
Fitcardiokick
Karaté

Na próxima época, a iniciar em 2013, será constituída também a secção que acolherá e gerirá a Escola de BTT SFA, contando desde já com uma dúzia de jovens atletas oriundos do 'outro lado do Tejo' mas que serão certamente muitos mais uma vez que a divulgação deste projecto ainda agora se iniciou em Alpiarça e arredores.

Instalada numa sede construída há uma dezena de anos e com cerca de 1.500 sócios, a SFA "1º de Dezembro" tem assumido um importante papel no desenvolvimento cultural do Concelho de Alpiarça. Por esta razão, a colectividade recebeu da Câmara Municipal, no dia 2 de Abril de 1999, a Medalha de Honra do Município. Para a concretização de todas estas actividades, a SFA "1º de Dezembro" tem contado com o apoio dos Órgãos Autárquicos de Alpiarça, de outras Instituições locais e regionais, dos sócios e da população em geral. 

Quanto às instalações foram significativas as melhorias no final de 1999: Bar com TV de écran grande, cortinados e pinturas alusivas à música (de um jovem artista alpiarcense); sala de jogos, corredor e biblioteca decorados com inúmeras fotografias ilustrando a diversidade de actividades da SFA ao longo dos tempos; mobiliário novo e mais acolhedor na biblioteca.

1 comentário:

  1. Tal como a SFA "1º de Dezembro" surgiu da união das vontades de músicos oriundos de duas bandas existentes em Alpiarça, a Escola de BTT SFA 1º de Dezembro surge da união das vontades do treinador Rui Silva e dum grupo de pais de atletas.
    Com muito trabalho e suor pela frente vamos criar este projecto de sucesso!!!

    ResponderEliminar